sexta-feira, 3 de junho de 2011

Desafios para o PT: Alinhar as políticas públicas ao projeto estratégico

As políticas públicas precisam estar alinhadas com o projeto estratégico de construção do socialismo. Este tema tem sido tratado nos espaços de participação democrática do nosso partido e o debate sobre o assunto precisa ser ampliado com as bases partidárias e com os movimentos sociais.

A construção de uma sociedade verdadeiramente humana, solidária e com sustentabilidade ambiental só será possível com a politização e participação de toda a sociedade, sobretudo das classes menos favorecidas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desafios para o PT: Resgatar os ideais humanistas e vivenciar valores revolucionários

Precisamos resgatar os grandes ideais humanistas, socialistas. Redescobrir a mística revolucionária que sempre embalou nossos sonhos.

As conquistas na sociedade brasileira são imensas e os avanços vão depender de uma postura cada vez mais coletiva de nossos dirigentes, combatendo tentações burguesas de vantagens pessoais e de enaltecimento individual.

Temos que ter um discurso coerente com nossa prática social. O que faz qualquer processo avançar é quando os lideres dão bom exemplo. Quando isso ocorre a militância atua dando tudo de si, inspirada nos valores vivenciados por suas direções políticas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fortalecer a confiança política através de relações justas

O crescimento do PT nos espaços institucionais levou a  necessidade de termos aliados táticos, este movimento levou-nos a conviver com muitos adesistas. Ocorre porém que os adesistas devem ter e, tem de fato, lugar no nosso palanque, mas deve ser no lugar reservado aos adesistas. Os companheiros que têm compromisso com o projeto estratégico devem estar no lugar privilegiado de elaboração política.

É necessário regatar o respeito nas nossas relações políticas. A competição interna leva ao desrespeito e à quebra de confiança. Fortalecer a confiança através de relações justas, através do respeito. Uma organização cresce quando descobre que é ilusório o grande esforço de poucos, mas o pequeno esforço de muitos tem muito mais capacidade de ação e capacidade de melhorias mais sólidas.