quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A fiação mecânica atingiu o seu ápice, na época, com a invenção da "mula" ( m u l e ) - Inovações artesanais e inovações industriais na fiação e tecelagem. (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

         A fiação mecânica atingiu o seu ápice, na época, com a invenção da "mula" ( m u l e ) por Samuel Crompton, no fim dos 1770. Esta era uma máquina composta, combinando os princípios do filatório com os do water frame.

         Ela reunia as vantagens das duas máquinas precedentes, pois o fio produzido pelo water frame era forte mas tosco, enquanto o do filatório era fino mas fraco. O fio produzido pela mula era ao mesmo tempo forte e muito fino.

         Crompton não patenteou sua invenção, pois pretendia usá−la. Montou uma oficina em que trabalhava em segredo, mas a extrema finura e qualidade do fio que produzia atraiu a atenção. Começou a ser espionado por pessoas que trepavam em escadas e abriam buracos em suas paredes.

         Chegou à conclusão de que não conseguiria guardar segredo por muito tempo e que também não conseguiria patentear a mula porque ela era derivada em parte do water frame, cuja patente pertencia a Arkwright. Crompton tomou então uma decisão original: ofereceu sua invenção como presente ao público.

         Os manufatureiros prometeram−lhe como compensação abrir uma subscrição em seu favor, o que de fato fizeram. Foram subscritas 67 libras, 6 xelins e 6 dinheiros. "Mas alguns dos subscritores, depois de tomarem posse do modelo, não acharam necessário honrar a palavra" (Mantoux, 1927, p. 236).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

As patentes - Inovações artesanais e inovações industriais na fiação e tecelagem. (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

          Arkwright continuou construindo fábricas, uma após a outra, de tamanhos cada vez maiores. A que ele levantou em Birkacre era supostamente a maior fábrica da Inglaterra, tendo sido saqueada e
queimada em 1779, durante os levantes antimáquinas.

         Arkwright tomou Outros sócios, pois Need e Strutt eram incapazes de financiar todos os seus empreendimentos.

         Arkwright possuía as patentes não só da water frame, mas também da máquina de cardar e vários equipamentos complementares. Quando as patenteou, em 1775, Arkwright demonstrou que "o maquinário têxtil tinha se desenvolvido num sistema, cujas partes interdependentes eram capazes de realizar todas as operações sucessivas da indústria, exceto a última e a mais difícil, a de tecer" (Mantoux, 1927, p. 227).

         Isso tornava todos os outros industriais têxteis dependentes de Arkwright, cuja licença precisavam para montar as fábricas e ao qual deveriam pagarroyalties.

         Muitos não se conformavam e procuravam introduzir modificações em seu maquinário para deixarem de depender de Arkwright. Este, em 1781, abriu processo contra nove concorrentes, acusando−os de infringir as patentes dele. Estes se defenderam alegando que as patentes eram tão obscuras, que se tornava impossível saber com precisão o que estava patenteado e o que não estava.

         O tribunal lhes deu razão e suspendeu as patentes de Arkwright, o que afastou uma trava que limitava a expansão da indústria têxtil. Em poucos anos, o número de novas fábricas de fiação erguidas na Inglaterra foi tão grande que ocasionou uma crise de superprodução de fios.

         Até hoje o instituto da patente tem efeitos contraditórios sobre o progresso industrial. Seu fim ostensivo é proteger o interesse do inventor, permitindo−lhe usufruir parte dos ganhos produzidos pela aplicação de seus inventos.

         Acontece freqüentemente, como o ilustra o caso de Arkwright, que o inventor original poucas vezes é o possuidor da patente, que geralmente acaba sendo explorada por alguém que financiou o seu trabalho ou a obteve dele, por um valor limitado.

         A patente, na mão de capitalistas, pode ser instrumento poderoso de monopolização de mercados, permitindo o erguimento de barreiras à entrada de quem não se submete às exigências dos que detêm a exclusividade do uso de processos ou equipamentos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A máquina water frame - Inovações artesanais e inovações industriais na fiação e tecelagem. (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

          Após patentear sua máquina, Arkwright mudou−se para Nottingham, onde se associou a dois ricos fabricantes de malhas, Need e Strutt. Eles empregavam produtores domésticos e também trabalhadores que tricotavam meias em oficinas por meios mecânicos.

         Arkwright construiu então, em 1771, em Cromford, à margem do rio Derwent, uma usina acionada por rodas hidráulicas. Submetida a expansões sucessivas, em 1779, ela empregava 300 trabalhadores e utilizava vários milhares de fusos.

         A máquina de Arkwright, chamada water frame (literalmente: armação de água), se distinguia do filatório por exigir tanta força−motriz que tinha de ser movida por quedas de água ou por animais de tração. Além de grande, era cara, incompatível com a manufatura doméstica.

         Ela tinha de ser instalada em local próprio, com espaço apropriado e dotado de força−motriz. Em suma, era uma máquina que exigia como ambiente a fábrica e como modo de produção o capitalismo.

         A vantagem dos water frames não era apenas uma produtividade muito mais elevada do trabalho mas também melhor qualidade do fio, que era fino e resistente. Tornava dispensável a urdidura de linho. Possibilitava a produção de calicós de puro algodão, tão perfeitos como os da Índia. Em 1773, Arkwright e seus sócios montaram uma tecelagem em que calicós puros eram produzidos.

         Só que, ao fazer isso, eles incorriam na proibição de comprar e vender tecidos puros de algodão, pois a lei de 1735 só abria exceção aos tecidos mistos de algodão e linho.

         Em 1774, Arkwright compareceu perante o parlamento e defendeu sua indústria das denúncias de seus concorrentes artesanais, pedindo plena liberdade de produção e comércio de panos de algodão na Grã−Bretanha, contra uma taxação moderada de 3 dinheiros por jarda.

         Não levou muito tempo para sua proposta ser acatada. "Deste momento em diante, a indústria de algodão e a maquinofatura pôde se desenvolver sem impedimento" (Mantoux, 1927, p.225).