quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Comentário sobre a conjuntura

Proposta de autonomia do Banco Central: A proposta de conferir autonomia operacional ao Banco Central, de autoria do senador Francisco Meirelles (PP-RJ), gerou nova divisão na base aliada do governo no Senado.

Comentário: O tema da autonomia operacional do Banco Central sempre está presente no debate público brasileiro, apesar do fato de que o Banco Central (BC) atualmente já possui ampla autonomia e liberdade de ação.

Conferir mandados irrevogáveis ao presidente do BC seria como desvincular as decisões de política monetária da formulação geral da política econômica, sem, no entanto, desvincular as decisões do Banco Central (e de seus diretores) da influência do mercado e dos grandes bancos.

A autonomia formal do BC subordina importantes decisões da política econômica aos técnicos, que apesar de competentes, não foram eleitos por ninguém para comandar a economia do país.

Esta defesa de um “governo dos não eleitos” aceita a ideia de que os técnicos podem ser influenciados pelo mercado e pelos bancos, mas não podem ser influenciados por políticos eleitos pelo povo.  


Fonte: Boletim de Conjuntura n° 75, de 31/10/2013 – Fundação Perseu Abramo