quinta-feira, 10 de março de 2011

Conseqüências da terceirização

    As empresas estão fazendo um processo de focalização[1]: concentram suas atividades naquilo que sabem fazer melhor. Como conseqüência acontece um processo de terceirização; sub-contratam empresas menores.

Conseqüências:

     Grandes empresas reduzem o número de trabalhadores e cresce o nº dos que trabalham em empresas pequenas ou por conta própria. A terceirização reduz custos e piora as condições de trabalho e salários dos trabalhadores.

·        72,5% dos trabalhadores destas empresas tem menores benefícios sociais do que a empresa para a qual elas prestam serviços; 67,5% das empresas terceiras pagam salários menores aos contratantes; 32% das empresas terceiras não tem equipamentos de proteção individual, significa menor segurança.
·        Em alguns casos há aumento da jornada de trabalho e falta de registro em carteiras; as pequenas empresas, que tem aumentado nos últimos anos, especialmente no setor de serviços, vivem em função das grandes.
·         Aumentou a intensificação do trabalho com isto aumentou o stress, angústia e ansiedade.
·        Reduziu-se do número de trabalhadores nas empresas modernas, esta redução aumenta o desemprego, por um lado, e por outro, aumenta o lucro dos capitalistas.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Um comentário:

  1. É uma análise percurciente. Em verdade, com o passar dos tempos, o modo de produção com base no capitalismo, os meios de produção, e os responsáveis pela produção, os trabalhadores, por força do capital, produziu menos riqueza para os empregados e grande lucro para o capital, mundo a fora. Agora, com novidade no mundo da produção dos bens de consumo, manufaturas, indústria, as atividades econômicas, enfim, estão vinculadas ao fenômeno da GBOBALIZAÇÃO, criada pela nação que criara a REVOLUÇAO INDUSTRIAL, na primeira metade do século XIX...

    ResponderExcluir