quarta-feira, 9 de março de 2011

Objetivos do Neoliberalismo

       
O principal objetivo para o neoliberalismo[1] é a maximização dos lucros dos empresários privados (lucros econômicos). A este critério estão submetidas todas as necessidades sociais. Para esta corrente, a satisfação das necessidades sociais não conta, o que conta é o lucro.

As grandes corporações transnacionais trabalham com uma perspectiva  de entre 700 milhões a um bilhão de consumidores potenciais, com bom poder aquisitivo. Isto para uma humanidade de 7 bilhões de pessoas. O resto é massa sobrante e descartável. Predomina um absurdo: o capital financeiro especulativo sobre o capital produtivo - que é de apenas 7% a 9% do capital total.

Hoje há basicamente três grandes grupos de trabalhadores:

1. Os integrados - os que trabalham nas empresas modernas e tem condições de trabalho e salário muito mais estáveis e fazem parte do núcleo permanente da empresa (operário-chave).

2. Os semi-integrados - os que tem emprego em empresas menores, terceirizadas, sub-contratadas tendo salários e condições de trabalho muito mais precários.

3. Os excluídos do mercado de trabalho - são os desempregados, subempregos, do mercado informal, trabalho temporário; com baixíssima renda e condições de trabalho desumanas e, em alguns casos, semelhantes ao período de trabalho escravo.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

12 comentários: