sexta-feira, 18 de março de 2011

O Fim do Mundo Bipolar

         No final da década de 1980, assistimos[1] ao desmantelamento do Estado soviético. Depois de quatro décadas disputando a hegemonia mundial com os Estados Unidos, a União Soviética entrou em falência econômica e a confederação de Estados se desfez.

         O fim da bipolarização coincidiu com uma nova reorganização internacional: o mundo passou a se organizar em blocos econômicos. Esse processo é denominado globalização.

         Ao lado da globalização econômica observamos um processo de internacionalização do capital, ou seja, este deixa de ser nacional para ser mundial. As empresas já não se preocupam com o desenvolvimento econômico de seu país-sede; sua principal preocupação é com a estabilidade política e social dos lugares onde faz seus investimentos.

         Por exemplo, uma empresa multinacional não monta filiais em países onde os riscos de uma revolução social sejam grandes, porque uma mudança brusca de governo pode significar a nacionalização das firmas estrangeiras, o que a levaria a perder o capital investido naquele país.

         Em geral, essas empresas procuram investir em países que ofereçam importantes incentivos fiscais, mão-de-obra barata e que não fazem restrições à remessa de lucros (transferência para outros países dos lucros obtidos pela empresa).


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Um comentário: