terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como, então, nasceu o Estado?

O Estado nasce junto com a divisão da sociedade em classes[1]. Nas várias sociedades de classe, os proprietários, detentores do poder econômico, se apossam também do poder político.

Evidentemente, estas classes dominantes vão exercer o poder em benefício da sua classe. O poder político agora nasce de uma parcela da sociedade e é exercida em benefício desta parcela.

A função principal do Estado foi fazer prevalecer os interesses da parcela dominante sobre o conjunto da sociedade. Para isso, foi necessário que o Estado tivesse poder de coerção (polícia, forças armadas), a fim de assegurar estes interesses pela força, sempre que seja necessário.

O Estado foi criado como sendo uma instituição política, jurídica, administrativa e militar que tinha por objetivo dirigir o conjunto da sociedade, de acordo com os interesses da parcela economicamente dominante.

         A teoria política capitalista não define o Estado deste modo. Pelo contrário, ela diz que o Estado tem o objetivo de proteger o bem comum. Isto é uma definição abstrata, feita a partir do que se acha que o Estado deveria ser, e não da observação de como ele surgiu, do que ele historicamente foi e de certa forma continua sendo até hoje, embora os trabalhadores no Brasil e em outros países tenham conquistado parcelas significativas de poder.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário