segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Estrutura do Sistema Capitalista. A estrutura de dominação.


Através do Estado, a classe dominante[1] montou um aparelho de coerção e de repressão social que lhe permite exercer o poder sobre toda a sociedade, fazendo-a submeter-se às regras políticas.

Um dos grandes instrumentos do Estado é o Direito, as leis estabelecidas regulam as relações sociais, as leis nos países capitalistas têm elementos fortes em proveito dos dominantes. Na nossa sociedade ainda acontece algo mais grave, a lei, na maioria dos casos, só consegue punir os mais fracos. Em muitos casos a lei é direito para o dominante e dever para o dominado.

A estrutura econômica é a base da superestrutura político- jurídica, por isso, os que detêm o poder econômico, têm em suas mãos grande parte do poder político. Sociedades muito desiguais, como a brasileira, espaços de poder são conquistados pelos trabalhadores.

A ideologia consiste precisamente na transformação das idéias da classe dominante em idéias dominantes para toda a sociedade como um todo, de modo que a classe que domina no plano material (econômico, social e político) também domina no plano ideológico (das idéias).

A Democracia se restringe apenas ao voto, não há mecanismos reais de controle e participação do Estado por parte da classe excluída. Os capitalistas buscam a privatização do estado para atender a seus interesses.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário