quinta-feira, 26 de junho de 2014
O QUANTO AVANÇAMOS
Há um ano, no dia 24 de junho de 2013, em reunião com governadores e prefeitos no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciava cinco pactos pelos quais prometeu trabalhar após as manifestações de rua que reuniram mais de um milhão de pessoas em diversas cidades naquele mês.
Naquele discurso, Dilma se comprometeu a "apontar soluções" e apresentou o que chamou de "propostas concretas para construção de cinco pactos em favor do Brasil". Os temas eram responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte público e educação.
Inflação dentro da tolerância, plebiscito da reforma política, Programa Mais Médicos, obras de mobilidade urbana, metrôs, BRT´s, aprovação do PNE.
O Governo brasileiro avançou em todos os temas propostos, agindo com responsabilidade e compromisso.
Leia mais em: http://goo.gl/9TguQx
#PolíticaSolidária
segunda-feira, 16 de junho de 2014
MEC divulga primeira chamada de 2014 do ProUni
Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. As bolsas para engenharias quase dobraram, serão 12.362.
É o nosso governo, batendo recordes novamente, neste Programa muito pertinente. Apesar das 14 novas Universidades Federais criadas nos Governos do PT, ainda não temos vagas suficientes para todos os jovens.
O ProUni trabalha para extinguir esse dado, e fornece bolsa integral e parcial para estudantes de escola pública.
Isso é diminuição da desigualdade, estamos aqui para isso.
#PolíticaSolidária #Educação #ProUni
http://goo.gl/syS4Ax
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Hoje acompanho, aqui em Salvador, a Vereadora Ju e os trabalhadores rurais da região de Itamaraju na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário).
Está sendo concluído o processo de negociação do Programa Crédito Fundiário, que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.
Serão 4 fazendas financiadas em Itamaraju e Prado. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural.
Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
Esse é mais um Programa muito interessante do Governo Federal, como lhe é de costume, trabalhando sempre para a diminuição da desigualdade.
Eu estou junto nesta luta.
Minha querida amiga Elma me passou essa mensagem, mudei um pouco, segundo minhas crenças, me perdoa Elma e Madre Tereza.
"Dê sempre o melhor
Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...
Perdoe-as, assim mesmo!
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de interesseiro...
Seja gentil assim mesmo!
Se você é vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo!
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo...
Seja honesto e franco assim mesmo!
O que você levou anos para construir, alguém pode querer destruir de uma hora para a outra...
Construa assim mesmo!
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Seja Feliz assim mesmo!
O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã...
Faça o bem assim mesmo!
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante...
Dê o melhor de você assim mesmo!
E veja que no final das contas, é entre você e Deus!
Nunca foi entre você e eles!"
(Madre Tereza de Calcutá)
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Segundo Marilena Chauí
"O caráter socialista de nosso partido sempre vai incomodar as elites brasileiras. Por não ser um partido da ordem, qualquer posição tomada pelo PT vai ser sempre criticada.
Ora é um partido totalitário, centralizador, ora um partido sempre em crise por causa da multiplicidade de tendências internas.
Como um partido totalitário pode ter várias tendências internas?
Outras vezes é um partido arcaico, porque não faz alianças, outras vezes é um partido oportunista, porque faz alianças.
Se afirma sua relação com o movimento sindical, é corporativo, se se distancia, está traindo suas origens.
Se afirma sua relação com os movimentos populares, é basista; se toma distância e se dirige à população desorganizada, é populista.
Se exige mudança nos hábitos políticos, em nome da moralidade pública, é principista, moralista, ingênuo, não entende que há “zonas cinzentas” na política; se adota os hábitos políticos vigentes, é o mais corrupto de todos os partidos."
Portanto, adotar uma política de equilíbrio é sempre difícil, e ela só será bem sucedida se cada vez mais avançarmos na consolidação da democracia interna do nosso partido, modernizando a estrutura partidária, tornando o PT transparente, democrático e de massas.
Boa parte das decisões inadequadas não significam condutas não aceitas do ponto de vista ético. É preciso ter cuidado com a hipocrisia das classes dominantes e de seus aparelhos ideológicos que buscam sempre acentuar os erros do nosso partido, que como construção humana não está imune aos erros. Ocorre que nossos adversários de classe não tratam com o mesmo rigor os políticos ligados à classe dominante.
#PolíticaSolidária
FACEBOOK: facebook.com/zemaria
INSTAGRAM: @zemariadutra
quarta-feira, 4 de junho de 2014
10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO
Dia história para a Educação no Brasil!
Depois de 3 anos de tramitação, Congresso aprova o PNE (Plano Nacional da Educação) e agora só falta a Presidente Dilma assinar.
Acredito que a aprovação do PNE é um passo importantíssimo, prevendo: erradicação do analfabetismo, valorização da carreira docente, aumento de vagas no ensino superior, na educação técnica e na pós-graduação, temos um futuro otimista para a Educação.
São 20 metas e 253 diretrizes que fazem parte do Plano.
Essa é mais uma vitória do nosso governo, que tem investido pesado neste setor.
Sou um trabalhador da Educação e hoje é dia comemorar!
#PolíticaSolidária #SancionaDilma
FACEBOOK: facebook.com/zemaria
INSTRAGRAM: @zemariadutra
segunda-feira, 2 de junho de 2014
POLÍTICA SOLIDÁRIA
É uma nova forma de conviver, encarar e agir diante da política. é o conceito que nasce da observação de boas práticas e da incorporação de atitudes de solidariedade com o meio. é o ser político unido com o ser solidário. é trazer novas perspectivas através de ideias e comportamentos, buscando o fortalecimento das relações de solidariedade com o mundo.
É um resgate ao verdadeiro sentido do fazer político, baseado em solidariedade e bem estar, enxergando num futuro breve, uma sociedade com mais cuidado as pessoas e ao meio.
Política Solidária é essencialmente uma postura, um modo de fazer, não se baseando em mero assistencialismo.
Se estabelece através do fim dos vícios, tão enraigados ao meio político, trazendo a possibilidade de experimentar posturas inovadoras, de campanha, gestão e projetos.
E, principalmente, é uma construção coletiva, que prescinde da atitude pessoal.
Vamos trabalha juntos!
#PolíticaSolidária
Ótima segunda
Segue texto de Jean-Paul Prates, especialista no setor energético.
É muito importante agir com discernimento e saber separar as questões, e isso, Jean-Paul faz com singularidade.
Um ótimo domingo a todos.
Segue texto:
"Massificar e generalizar que, por partido ou governo, fulano ou beltrano é ladrão do conforto da sua poltrona em casa e com base no tumulto de denuncismo e mentiróides que nos bombardeia diariamente é fácil. Difícil é manter um debate mais profundo sobre tais acusações.
O maniqueísmo político brasileiro beira o do Fla-Flu. Mesmo que o adversário jogue melhor, faça uma jogada bonita ou ganhe por mérito, alguns sempre preferem magnificar erros, inventar outros e menosprezar acertos do "adversário", ao invés de reconhecer sua menor eficiência.
Tenta-se tratar Dilma e seu governo como se o caso do "mensalão" tivesse contaminado tudo. Isso é proposital e convém a quem ataca. Mas não é absolutamente a verdade: os caras estão presos, o governo não atuou política nem hierarquicamente para favorecer ou proteger nenhum dos líderes do seu próprio partido.
Em que país, até mesmo do tão aclamado circuito Europa/EUA e arredores, isso aconteceu? Um diretor da Petrobras foi investigado e preso pela PF surpreendendo até a imprensa, normalmente usada pelos fabricantes de dossiers para destruir adversários entre si.
Por outro lado, o país vive uma situação social confortável, com salários muito mais justos, empregos disponíveis como nunca, crescimento econômico calmo mas sustentável e proporcional às nossas sexagenárias deficiências estruturais e logísticas - estas, por sua vez, sendo atacadas e resolvidas progressivamente.
Ao invés de primeiro "crescer o bolo para dividí-lo depois" (embuste elitista típico de quem pensa que sabe mais do que o povo), o governo do Partido dos Trabalhadores, de Lula e Dilma, com todos os desafios e até erros que se lhes podem apontar, CONSEGUIU inverter esta perversa e eterna máxima: compartilhou renda, democratizou o acesso à qualidade de vida, para então, juntos e fortes, construirmos a economia mais forte e menos vulnerável a "gripes internacionais" como temos hoje.
Até uma década atrás diziam que isso era impossível! Hoje, muitos reclamam apenas por eco, de barriga cheia, viajando de avião e enchendo os restaurantes e shoppings.
A maioria esmagadora porém resta calada, resistindo a ser injustos e inconsequentes. Votarão com a sua consciência de um balanço positivo desta gestão.
Claro que nem tudo está resolvido. Ainda há mazelas, ainda há corrompíveis e corruptores neste e em qualquer governo (principalmente os já conhecidos que não foram punidos em administrações de candidatos que ora se postam como paladinos da moralidade pública).
Mas, por mais que se tente criar uma crise de infelicidade e desconforto, com falsos escândalos, greves orquestradas por sindicatos ilegítimos, sabotagens à Copa do Mundo e mentiróides virtuais de todo gênero, os cidadãos que realmente ganharam e venceram a barreira social e cultural que se lhes removeu saberão fazer o balanço entre erros e acertos.
Renovarão o mandato de DILMA, mulher corajosa e competente, boa líder e pessoa justa, formada da mistura de circunstâncias críticas como a resistência à ditadura militar e a complexa redemocratização do País.
Sou DILMA, com convicção.
Sem por isso aprovar corrupção, incompetência ou embustes. Apenas em reconhecendo a quem é melhor no espírito de lutar pelo país, colocá-lo e a seu povo acima das vaidades pessoais e dos interesses econômicos insensíveis ao bem estar.
Se vc ainda não foi cooptado pelo ressentimento autômato do uso leviano das mídias sociais e convencionais; se vc ainda não é devoto da malediscência sem causa, dos ataques apócrifos ou infundados; se vc enfim ainda é neutro e consciente das coisas que realmente aconteceram para o bem do dia-a-dia do Brasil, então reflita e faça um balanço também durante toda esta campanha eleitoral.
Ouça não apenas um lado, mas também as explicações e números que a Presidente trará ao prestar contas da sua gestão. Eu conheço profundamente muitos deles. E asseguro: são impressionantemente positivos.
Antes de tomar partido da "revolta inconsequente", certifique-se de ouvir ou pesquisar o outro lado, para não cair no ridículo ou na vergonha qdo a VERDADE for revelada.
Antes de compartilhar qualquer besteirol sem base, verifique o viés e grau de fanatismo da fonte, e principalmente o fundamento técnico, estatístico ou político do conteúdo analisado.
Ao final, somente lá em outubro, tome sua decisão. Talvez a mais importante da sua vida.
Por isso, não pense com a cabeça dos outros. Eles podem não estar exatamente a seu favor."
Jean-Paul Prates
FACEBOOK: facebook.com/zemaria
INSTAGRAM: @zemariadutra
Assinar:
Postagens (Atom)