quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A fiação mecânica atingiu o seu ápice, na época, com a invenção da "mula" ( m u l e ) - Inovações artesanais e inovações industriais na fiação e tecelagem. (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

         A fiação mecânica atingiu o seu ápice, na época, com a invenção da "mula" ( m u l e ) por Samuel Crompton, no fim dos 1770. Esta era uma máquina composta, combinando os princípios do filatório com os do water frame.

         Ela reunia as vantagens das duas máquinas precedentes, pois o fio produzido pelo water frame era forte mas tosco, enquanto o do filatório era fino mas fraco. O fio produzido pela mula era ao mesmo tempo forte e muito fino.

         Crompton não patenteou sua invenção, pois pretendia usá−la. Montou uma oficina em que trabalhava em segredo, mas a extrema finura e qualidade do fio que produzia atraiu a atenção. Começou a ser espionado por pessoas que trepavam em escadas e abriam buracos em suas paredes.

         Chegou à conclusão de que não conseguiria guardar segredo por muito tempo e que também não conseguiria patentear a mula porque ela era derivada em parte do water frame, cuja patente pertencia a Arkwright. Crompton tomou então uma decisão original: ofereceu sua invenção como presente ao público.

         Os manufatureiros prometeram−lhe como compensação abrir uma subscrição em seu favor, o que de fato fizeram. Foram subscritas 67 libras, 6 xelins e 6 dinheiros. "Mas alguns dos subscritores, depois de tomarem posse do modelo, não acharam necessário honrar a palavra" (Mantoux, 1927, p. 236).

Nenhum comentário:

Postar um comentário