segunda-feira, 2 de maio de 2011

As origens do neoliberalismo

         Para entender o que é neoliberalismo[1] é necessário fazer uma breve recordação sobre a história do pensamento econômico e ideológico anterior ao neoliberalismo. Modelos da economia capitalista de 1500 até hoje:
         O Mercantilismo: 1500 - O Predomínio da atividade comercial, a qual estava orientada à acumulação de metais preciosos (ouro e prata) já que isto era entendido como a única riqueza de uma nação. Os países buscavam uma maior entrada de ouro e prata mediante as exportações e, ao mesmo tempo, evitavam a saída do seu ouro e prata, tratando de comprar menos no exterior.
         A prática comercial levou à necessidade de encontrar novos mercados e novas fontes de matérias-primas e, portanto, novas rotas comerciais.
         Isto foi o que conduziu o descobrimento de novos continentes: América e África, onde se estabeleceram colônias de cada um dos países conquistadores da Europa e sobre os quais estes países impuseram um restrito controle comercial. Cada colônia só podia comercializar com o país colonizado e, chamado de metrópole. Não existia livre comércio.
         Como se estava iniciando a organização dos Estado Nacionais, toda a atividade econômica era controlada pelo Estado. Isto significa que o Estado era um monopólio. Sustentava-se que o interesse social estava acima do interesse individual. Devia-se buscar primeiro o bem da nação.
Para fazer frente a esta prática mercantilista surge a primeira corrente de pensamento econômico, que foi chamada de Escola Fisiocrata.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário