segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

1. A Formação do Capitalismo


- A Idade Moderna, de 1453 a 1789, e a formação do capitalismo comercial.
No século XV, o comércio já era a principal atividade econômica da Europa. Os comerciantes, ou a classe burguesa, já tinham acumulado grandes capitais realizando o comércio com a África e a Ásia, através do mar Mediterrâneo. O capital torna-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra, do período feudal. De que forma o capital podia ser acumulado ou obtido?
·        Por meio da ampliação cada vez maior do comércio;
·        Por meio da exploração do ouro e da prata.
A expansão do comércio gerou a necessidade de se aumentar a produção, principalmente o artesanal. Os artesãos mais ricos começaram a comprar as oficinas dos artesãos mais pobres. Estes transformaram-se, então, em trabalhadores assalariados, e o número de empregados nas oficinas foi aumentando.
A fase de acumulação do capital por meio do lucro obtido com o comércio e, ainda, por meio da exploração do trabalho do homem, seja o assalariado ou o escravo, recebe o nome de capitalismo comercial. Nesta fase do capitalismo, nos séculos XV e XVI, ocorreu a expansão marítimo-comercial. A expansão marítima européia fez ressurgir o colonialismo.
[1] Copiado do site:http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10-Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita o autor.

1.1 - As relações de trabalho na Idade Moderna e Contemporânea: a formação do capitalismo

4 comentários:

  1. Oi, Zé Maria

    Situa a gente aí: quem é o autor do texto? Por que essa escolha?

    Abs,

    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Valéria, na correria diária acabei cometendo um erro. Espero que agora esteja corrigindo. vou desenvolver a lógica histórica do texto vou citar abaixo, mas não vou me prender a ele. Vou citar a fonte em cada postagem.
    Já fiz a referncia que faltava.
    Inicialmente eu pensava em utilizar o texto na íntegra, pensando bem, resolvi citar a fonte em cada tópico postado.

    ResponderExcluir
  4. dycvwoe ce cedcuqdcqoebc qwedvcqwd qoedycyq

    ResponderExcluir