quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

1. A Formaçãodo Capitalismo

1.1 - As relações[1]  de trabalho na Idade Moderna e Contemporânea: a formação do capitalismo

- A Idade Contemporânea, de 1789 até os dias atuais: a formação do capitalismo em sua forma moderna – o capitalismo industrial  e as relações de trabalho.

Com a Revolução Industrial, tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo.
As potências industriais européias invadiram e ocuparam grandes áreas dos continentes africano e asiático. Fundaram colônias e exploraram as populações nativas, pagando baixos salários pelo seu trabalho.
Além de fornecer matérias- primas para as indústrias européias, as colônias eram também grandes mercados consumidores de produtos industriais.
Os países americanos, apesar de independentes de suas metrópoles européias – Portugal, Espanha e Inglaterra –, não escaparam dessa dominação colonial, principalmente da Inglaterra.
Os países latino-americanos, inclusive o Brasil, continuaram como simples vendedores de matérias- primas e alimentos para as indústrias européias e como compradores dos produtos industriais europeus.


[1] Copiado do site:http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10-Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário