terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1. A Formação do Capitalismo

1.1 - As relações de trabalho na Idade Moderna e Contemporânea: a formação do capitalismo

- A Idade Contemporânea, de 1789 até os dias atuais: a formação do capitalismo em sua forma moderna – o capitalismo industrial  e as relações de trabalho.

Até o século XVIII, o comércio era a principal atividade econômica da Europa, proporcionando grandes lucros à burguesia comercial. Nesta época começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias. Como exemplo, podemos citar a invenção da máquina a vapor e do tear mecânico, essas mudanças aumentaram os lucros da burguesia.

Surge, deste modo, um novo grupo econômico, muito mais forte que a burguesia comercial, a burguesia industrial. Cabia à burguesia industrial a maior parte dos lucros, enquanto a grande maioria dos homens continuava pobre, uns continuaram trabalhando a terra arrendada, outros tornaram-se operários assalariados. Essa situação histórica é conhecida como Revolução Industrial.

O primeiro país a realizar a Revolução Industrial foi a Inglaterra, em 1750. Posteriormente, já no século XIX, outros países realizaram a Revolução Industrial: França, Alemanha, Bélgica, Itália, Rússia, Estados Unidos e Japão.

O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário.

[1] Copiado do site:http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10-Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário