quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A comuna de Paris

No dia 18 de março de 1871 emergia[1] em Paris o primeiro governo operário da História que foi resultado da resistência popular diante à eminente invasão alemã à França.
 Apesar de ter conseguido se manter por apenas 72 dias suas lições e seu legado de heroísmo continuam até os dias de hoje. Do dia 18 de março ao dia 28 de maio de 1871 os operários franceses dirigiram a cidade de Paris e tiveram a ousadia de tomar medidas políticas que, seguramente, continuam servindo de exemplo e desafio ao movimento socialista mundial.
A insatisfação popular era devido, principalmente, aos sofrimentos decorrentes da guerra contra a Prússia, o desemprego dos trabalhadores e a falência de pequenos comerciantes, a ansiedade por um novo regime e a composição reacionária da Assembléia Nacional.
A Comuna tinha como proposta com a propriedade privada, pois se acreditava que ela era a origem da desigualdade entre as classes.
 Porém, a 28 de maio de 1871 a última barricada popular foi derrotada e esse era o fim de uma experiência que. Embora destruída militarmente, permanece como uma bandeira política, na qual se acredita que é possível a construção de uma sociedade mais justa.
Os mesmos ideais buscados pelos operários da segunda metade do século XIX, como liberdade, igualdade e fraternidade continuam a ser um sonho distante na tentativa de construção de uma sociedade diferente com menos injustiças sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário