segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Um novo projeto de sociedade começa a ser pensado.

         A preocupação[1] com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a aquela época algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre as pessoas.

Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.

Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as idéias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.

“Essas idéias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria, é o caso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia,” onde lideranças de um país tentaram colocar em prática as idéias socialistas.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário