terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Capitalismo

         Se olharmos de perto[1] o nosso mundo vemos que ele está agora organizado no assim chamado modelo Capitalista Neoliberal Globalizado.

Como funciona afinal o capitalismo?

Como as riquezas são geradas?

Como as pessoas são tornadas pobres?

Como a riqueza e a pobreza são geradas?

O que realmente cria riqueza, o que realmente gera valor é o trabalho humano, empregado na produção de objetos (de mercadorias). Esta mercadoria tem um duplo valor: o valor de uso e o valor de troca. Para o capitalista o que importa é o valor de troca. Produz-se a mercadoria para vendê-la.

A exploração acontece no processo produtivo, durante o trabalho. Em outras palavras, é o trabalho dos operários nas fábricas e nas empresas que funciona como fonte de todo lucro. O salário que o trabalhador recebe por uma jornada diária de trabalho, na verdade paga apenas uma parte do que ele produziu.

A outra parte da sua jornada de trabalho é destinada a produzir o lucro. Quanto mais mecanizada for a fábrica, ou seja quanto mais rápido o operário produz, em menos tempo de trabalho o empregado paga o seu salário.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário