quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Capitalismo

         O capitalismo tem as suas próprias leis de funcionamento[1]. O alicerce do sistema é Propriedade Privada dos Meios de Produção e a Livre Iniciativa (concorrência).
Livre iniciativa significa a liberdade de produzir o que quiser e principalmente a liberdade que a classe capitalista tem de explorar a mão de obra da classe trabalhadora.
Assim temos também o Livre Contrato de Trabalho onde o trabalhador faz um contrato de trabalho com o patrão e concorda com o salário que irá receber. Se ele não concordar ficará desempregado.
Assim como o agricultor que é produtor de leite “concorda” com o preço que a indústria pagará para ele. Se não concorda ele não terá a quem vender o seu leite.
Os capitalistas sempre controlaram o aparato do Estado, poderes executivo, legislativo, judiciário e os demais setores de poder, e o jeito de pensar (a ideologia) do povo. Atualmente, um dos mais eficientes meios de dominação são os meios de comunicação social.  
Tudo isto para poder manter a sua exploração sobre a classe trabalhadora e a classe média. A classe trabalhadora só tem a sua força de trabalho. Esta força de trabalho ela tem que vender como mercadoria para a classe capitalista por um salário estipulado pela classe capitalista.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário