quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Salário

         Salário é a quantidade de dinheiro[1] que o trabalhador recebe em troca do seu trabalho; mas este não é o equivalente ao valor de produtos (mercadorias) que ele produziu. O capitalismo trata o trabalho como mais uma mercadoria.

Acontece que somente o trabalho é capaz de gerar um valor superior àquele que foi necessário para sua produção. Esse valor a mais é chamado de lucro. A origem do capital, portanto, é o trabalho não pago que surge pelo não pagamento do trabalho excedente feito durante a produção da mercadoria.

Trabalho excedente é o trabalho feito, mas sobre o qual o trabalhador não recebe pagamento, é o tempo em que ele trabalha de graça. E este trabalho excedente é o lucro. O capital surge assim. Graças ao lucro. A mercadoria não é uma coisa, mas trabalho social, tempo de trabalho.

Não é qualquer tempo de trabalho, mas tempo de trabalho não pago, portanto a mercadoria oculta o fato de que há exploração econômica.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário