sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Liberalismo

         Surgido em conseqüência da luta[1] histórica da burguesia (classe capitalista) para superar os obstáculos que a ordem jurídica feudal opunha ao livre desenvolvimento da economia, o liberalismo tornou-se uma corrente doutrinária de importância capital na vida política, econômica e social dos estados modernos.
        
         Liberalismo é uma doutrina política e econômica que, em suas formulações originais, postulava a limitação do poder estatal em benefício da liberdade individual.
        
         Fundamentado nas teorias racionalistas e empiristas do Iluminismo e na expansão econômica gerada pela industrialização, o liberalismo converteu-se, desde o final do século XVIII, na ideologia da burguesia em sua luta contra as estruturas que se opunham ao livre jogo das forças econômicas e à participação da sociedade na direção do estado.

         Ao impor-se o capitalismo industrial, graças à invenção da máquina e à introdução da mesma na produção, é preciso um novo pensamento que o justifique e o defenda. Este novo pensamento é o Liberalismo.

         Este pensamento ressalta a liberdade individual em todos os sentidos: LIBERDADE DA EMPRESA E LIBERDADE DE COMÉRCIO E O DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário