terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Capitalismo

         O que é a mercadoria? [1] A mercadoria não é simplesmente uma coisa qualquer, mas é trabalho humano concentrado e em parte não pago.
Assim o capitalismo tem dois elementos essenciais: Capital e Trabalho, que estão em constante conflito. O Estado foi criado com a função do Estado de gerenciar e amenizar este conflito; sem, no entanto, mexer na estrutura de classes existentes.
Na visão tradicional é importante para o capitalista que haja uma sobra de oferta de mão de obra. Quer dizer, quanto maior fosse o desemprego, melhor seria para o capitalista.
Isto faz baixar o valor do salário, pois há uma concorrência na hora da oferta da mercadoria: força de trabalho; isto faz baixar o preço desta mercadoria força de trabalho. Assim se consegue mais lucro ainda às custas do desemprego. Afinal para o capitalismo o lucro é o objetivo primeiro e último. O lucro deve ser conseguido a todo e qualquer o custo.
Numa entrevista na rádio alguém comentou que não daria para reivindicar o aumento do preço do leite para os agricultores pois o preço era determinado pelo mercado. Assim as leis do mercado parecem imutáveis e fora de nosso alcance. Só que ele esqueceu de dizer que quem manda no mercado do leite são três grande empresas.
Quem é o mercado? Três empresas, dirigidas por pessoas. Portanto é possível aumentar o preço do leite para os produtores, pois conseguimos identificar quem é o mercado e as pessoas que mandam neste mercado. Fala-se do mercado como se fosse algo abstrato, inatingível, imutável, santo e divino. É a idolatria do mercado. O mercado virou deus.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário