sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Estrutura do Sistema Capitalista.

         A estrutura do sistema capitalista[1] tem como base a economia sobre a qual se constroem a sociedade civil e política que é cimentada e acobertada pela ideologia, a qual permite e possibilita a convivência das duas classes básicas que são a Classe Trabalhadora e a Classe Capitalista.
Marx dizia que as condições materiais de existência determinam a consciência, ou seja, de maneira geral as pessoas da elite geralmente desejam manter o sistema como está, são chamados de conservadores.
         A Ideologia procura harmonizar o que é impossível de harmonizar: os interesses das duas classes que estão em posições antagônicas, ou seja, posições contrárias. Mas consegue esconder muito bem as diferenças, graças ao convencimento da grande maioria da classe trabalhadora de que este sistema é o melhor, ou de que o mundo é assim mesmo, que não precisa mudar.
A ideologia é o resultado da luta de classes e que tem por função esconder a existência dessa luta. Podemos acrescentar que o poder ou a eficácia da ideologia aumenta quanto maior for a sua capacidade para ocultar a origem da divisão social em classes e a luta de classes.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário