terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Neoliberalismo e a crise

         O neoliberalismo interpreta[1] a atual crise econômica como resultado da excessiva intervenção do Estado na economia praticada desde a crise mundial dos anos 30.

         Naqueles anos se acreditava que com a intervenção do Estado na economia se evitaria uma nova crise. Mas isto não aconteceu. Ante ao surgimento da crise iniciada em 1970, os neoliberais sustentam que: a crise é culpa da Intervenção do estado na economia.

         O Neoliberalismo pretende que a empresa privada retome as rédeas da economia que haviam sido arrebatadas pelo Estado. Para eles o Estado só serve para perturbar a ordem natural das leis de mercado, que é capaz de regular-se a si mesmo.

         Sobre isto vamos ouvir a palavra de um capitalista. O mega-especulador internacional George Soros numa entrevista à revista Veja diz: “A falsidade a meu ver é a idéia que impera no mundo de que os mercados são perfeitos e, portanto, tendem ao equilíbrio. Estou convencido de que os mercados são imperfeitos e de que no futuro podem nos conduzir a um formidável colapso da economia do planeta. Nós vivemos constantemente no que chamo de desequilíbrio dinâmico. Ninguém quer reconhecer isso agora porque estamos (?) nadando em prosperidade.”

         A crise de 2008/2009 demonstrou justamente o que previa o grande especulador, a excessiva liberdade dos mercados gerou a maior crise do capitalismo dos últimos tempos.


[1] http://www.scribd.com/doc/32384371/Curso-Realidade-10- Encontros-de-1-Dia. No dia 17/01/2010. O site não cita a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário