terça-feira, 29 de maio de 2012

Descrição do poder totalitário. (Crítica da visão clássica) [1]

A funcionalidade do poder total para o planejamento geral pode ser apreciado pela descrição de Kornai da coordenação burocrática:

“Eles não podem deixar o emprego sem licença da firma ou instituição que os emprega. Se receberem licença para mudar de emprego, eles de fato não podem mudar de patrão, porque, com exceções insignificantes, há afinal um único empregador: o Estado.

É extremamente difícil mudar de residência, pois isto é impedido por restrições administrativas e falta de casas. Membros do partido não podem deixar de sê-lo; um passo tão demonstrativo poria facilmente em risco a paz de sua existência, possivelmente a sua liberdade e, numa onda de terror, suas vidas também.

Mas é arriscado demitir-se até mesmo do sindicato de trabalhadores, do movimento de juventude ou de qualquer organização de massa ou profissional. [...] Nem a forma final de saída, a emigração, pode ser usada; até mesmo um pedido [de permissão para emigrar] seria perigoso”. (KORNAI, Janos. The socialist system, the political economy of communism. Princeton, Princeton University Press, 1992, p. 100).


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário