sábado, 26 de maio de 2012

O socialismo passou a ser entendido como sinônimo de planejamento geral ou centralizado da produção. (Crítica da visão clássica) [1]

Seja como for, a concepção vitoriosa na União Soviética foi a que propunha erguer o socialismo utilizando o modo de organizar a produção e as relações de trabalho do capitalismo monopolista, então (como hoje) o mais avançado.

O argumento vencedor não foi, como se poderia imaginar, o atraso da economia soviética em relação aos países mais desenvolvidos, mas que o socialismo científico consistia em liberar as forças produtivas, que o grande capital estava criando, do constrangimento do mercado, visto como causa da anarquia da produção.

O socialismo passou a ser entendido como sinônimo de planejamento geral ou centralizado da produção, a substituição do mercado pela alocação administrativa dos meios de produção, a organização monopolista de todos os ramos de produção e a fixação detalhada de metas para todas as empresas – tudo isso visando a plena satisfação das necessidades individuais e coletivas.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário