terça-feira, 15 de maio de 2012

A solução para o conflito entre o desenvolvimento das forças produtivas e a anarquia da produção é a sociedade tomar posse das forças. Engels (Crítica da visão clássica) [1]

Na formulação de Engels, a solução para o conflito entre o desenvolvimento das forças produtivas e a anarquia da produção se restringe a “que a sociedade abertamente e sem rodeios tome posse das forças produtivas que ‘entwachsen’ [cresceram para além] de qualquer outra direção que não a sua ” (p. 222, sublinhado por Paul Singer).

De duas uma: ou a revolução consiste na estatização somente das empresas cujo tamanho exige que sejam dirigidas pela sociedade ou a revolução só pode ocorrer quando todas as empresas tiverem atingido tal tamanho.

No primeiro caso, a maior parte dos meios de produção continuaria nas mãos dos proprietários privados, o que frustraria a abolição do capitalismo etc.; no segundo caso, a revolução socialista ficaria adiada para um futuro indefinido.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário