domingo, 27 de maio de 2012

A economia planejada na Russia foi organizada ao redor de um completo monolitismo do poder de decisão no Estado. (Crítica da visão clássica) [1]

A economia centralmente planejada – A economia planejada que acabou por ser construída sobre esses princípios foi organizada ao redor de um completo monolitismo do poder de decisão no Estado, na economia, nas empresas, no partido único, nos aparelhos ideológicos e nas demais instituições sociais.

Qualquer iniciativa independente do Estado ou do partido era encarada como um desafio à ordem constituída ou, no mínimo, como um perigo potencial para ela.

O conceito de totalitarismo foi desenvolvido para dar conta dessa excepcional concentração do poder.

Embora em nome da democracia, o poder passou a ser estruturado de cima para baixo: em todos os níveis hierárquicos, as pessoas com poder eram designadas pelo nível de mando superior.

Os indivíduos assim escolhidos se destacavam pela lealdade ao regime, pela disciplina na execução das ordens e pela ausência de qualquer senso crítico, independência de julgamento etc. Ao menos aparente.

Se havia insatisfação, inconformismo, conflitos de idéias ou de interesses, eram sempre rigorosamente ocultos, imperceptíveis, inconfessos.

O que permitia a potentados com propensão à paranóia (como Stalin) imaginar o poder soviético infestado de traidores e sabotadores, que era preciso periodicamente desmascarar e expurgar.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário