sexta-feira, 3 de agosto de 2012

No “socialismo real” o controle efetivo dos meios de produção ficou com prepostos do poder estatal (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

          Como se verá a seguir, a noção de revolução política ofuscou a de revolução social, por causa da tese (até há pouco predominante nos meios de esquerda) de que a condição necessária e suficiente para a conquista do socialismo seria a conquista do poder estatal por forças empenhadas naquele objetivo.

          Continua sendo verdadeiro que o socialismo pressupõe a transferência do controle efetivo dos meios de produção dos capitalistas aos trabalhadores.

         Mas, esta transferência requer muito mais do que um ato jurídico−político de transferência formal de propriedade ou posse. Ela requer, antes de mais nada, que os trabalhadores estejam desejosos de assumir coletivamente tal controle e que se possam habilitar para exercê−lo em nível aceitável de eficiência.

         Nas várias experiências stalinistas, o desejo dos trabalhadores estava meramente pressuposto e o controle efetivo ficou com prepostos do poder estatal, que jamais permitiram aos trabalhadores que se habilitassem a exercê−lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário