quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Segunda inovação: a máquina de fiar - Inovações artesanais e inovações industriais na fiação e tecelagem. (Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo - Paul Singer).

         A mudança dos preços relativos dos produtos e dos trabalhos estimulou esforços para mecanizar a fiação. Esta idéia não era nova. Já em 1738, Lewis Paul patenteou uma máquina de fiar, inventada por John Wyatt. A máquina funcionava, embora estivesse longe de ser perfeita. Mas, os dois sócios nunca conseguiram ganhar dinheiro com ela.

         Em 1740, montaram uma pequena fábrica, em Birmingham, operada por 10 mulheres e movida por dois burros. Em 1742, eles faliram e a patente foi vendida a Paul Cave, que montou uma fábrica maior em Northampton, com 5 máquinas movidas por rodas hidráulicas em que trabalhavam 50 pessoas. Ela também nunca foi lucrativa, sendo vendida a Arkwright em 1764. A experiência mostrou quão difícil era transformar uma invenção numa empresa capitalista exitosa.

         É provável que o fracasso tanto de Paul e Wyatt como de Caves tenha sido provocado pelo fato de suas tentativas terem sido prematuras. Antes de 1760, os efeitos do emprego da lançadeira volante ainda não tinham se feito sentir: o aumento da produtividade na tecelagem ainda não tinha tornado escasso o fio, nem tinha elevado o seu preço.

         Mas, a partir deste momento, o estrangulamento da oferta de fio se tornou indubitável, o que levou a Society for the Encouragement of Arts and Manufactures a oferecer, em 1761, dois prêmios pela invenção de uma máquina de fiar. Em 1767, surgiu a invenção não de uma máquina mas de um aparelho mais aperfeiçoado que a roca de fiar: o filatório ( j e n n y ), patenteado por Hargreaves.

         Era relativamente simples e, apesar de permitir a produção de vários fios ao mesmo tempo, podia ser operado por um trabalhador. O número de fusos podia ser aumentado até o limite da força−motriz que acionava o filatório. Ainda em vida de Hargreaves, filatórios com 80 ou mais fusos foram construídos.

         Hargreaves sofreu os mesmos dissabores que os outros inventores. Teve sua casa invadida e suas máquinas destruídas. Mudou−se para Nottingham; em 1770 patenteou a invenção e começou a
venderjennies. Também teve de recorrer aos tribunais para cobrar os royalties, mas morreu rico em 1778.

         "Dez anos depois de sua morte estimou−se que havia não menos que 20.000 destas máquinas na Inglaterra, das quais a menor podia fazer o trabalho de 6 a 8 fiadores" (Mantoux, 1927, p. 218).

Nenhum comentário:

Postar um comentário