quinta-feira, 28 de junho de 2012

O movimento pelo socialismo no Brasil é muito mais amplo do que se imagina. (A visão clássica e sua real incidência no PT – João Machado) [1].

Acho que discutir hoje o socialismo é da maior importância, e infelizmente as possibilidades de fazê-lo de forma mais ampla têm sido muito pequenas ultimamente.

Em segundo lugar, fico feliz em debater com o Paul Singer, que na minha opinião, dentro do PT e no âmbito do movimento mais amplo que ainda tem uma referência no socialismo no Brasil, tem sido nos últimos anos quem mais tem se empenhado para renovar essa discussão, para manter a questão do socialismo sempre atual.

Recentemente, cursei uma disciplina na Universidade de São Paulo (USP), com Paul Singer como professor, na qual o socialismo, seus problemas, suas possibilidades foram muito discutidos. E descobri então que o movimento pelo socialismo que existe hoje no Brasil é muito mais amplo do que eu imaginava.

Fiquei surpreendido com a diversidade e a riqueza das experiências de formas de economia solidária existentes no Brasil e fora do Brasil. Acho que em geral os filiados do PT têm pouca noção da amplitude dessas experiências, e é muito importante divulgá-las e discuti-las mais.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário