quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ao longo dos últimos 200 anos, têm sido desenvolvidos uma série de “implantes socialistas” no interior das formações sociais capitalistas.. (A visão clássica e sua real incidência no PT – João Machado) [1].

Qualquer que seja nossa concepção de socialismo, as condições de luta para atingi-lo serão tanto melhores quanto mais criarmos formas sociais que signifiquem progresso na organização dos trabalhadores.

E não creio que possa haver dúvidas de que começar a construir o socialismo de baixo para cima, no sentido proposto por Paul Singer, vai nessa direção.

Os “implantes socialistas” – Uma das ideias defendidas pelo professor Singer é de que, ao longo dos últimos 200 anos, têm sido desenvolvidos uma série de “implantes socialistas” no interior das formações sociais capitalistas.

Assim, seriam “implantes socialistas” algumas formas de organização econômica, como as cooperativas e outras formas da chamada economia solidária; e também formas de organização política.

Esses “implantes socialistas” teriam um caráter que os leva a se chocar com o capitalismo; seria isso que justificaria dar-lhes este nome.

Creio que podemos avaliar que essa concepção é correta, e que de fato podemos assumir que o reforço e o desenvolvimento dessas formas de organização econômica e política devem ser um aspecto central de uma estratégia de luta pelo socialismo hoje.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário