A Revolução de Outubro na Rússia se deu com base nos ensinamentos de Marx. Assumiu uma forma radical e conseguiu levar um país atrasado – ou pelo menos muito mais atrasado que os demais países capitalistas europeus – a uma posição de destaque.
Sucessivos planos econômicos levaram a que a União Soviética se tornasse, logo após a Segunda Guerra Mundial, uma grande potência, bipolarizando o espaço mundial econômica, política e militarmente.
É evidente que na evolução do socialismo real ocorreram os problemas graves que Paul Singer mencionou. Lembrando que houve uma instauração do sistema socialista num único país, e essa foi a primeira grande discussão que houve entre os bolcheviques.
A história deste século, todos conhecem: a União Soviética, mesmo em meio a guerras sucessivas, surgiu como a única real competidora a se contrapor à principal potência capitalista internacional. E até superando-a em alguns aspectos. Por exemplo, na indústria do espaço cósmico e em alguns setores da indústria bélica. Mas se atrasou na indústria de consumo, e isso virou um fato.
[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário