terça-feira, 10 de julho de 2012

O mundo bipolar estabelecia um equilíbrio geopolítico (Max Altman). [1]

O braço de ferro entre a principal potência capitalista, os Estados Unidos, e a União Soviética, potência socialista, estabelecia uma bipolaridade, um equilíbrio geopolítico que permitia aos demais países, capitalistas ou não, subdesenvolvidos ou não, levar adiante políticas próprias, fazer suas revoluções, porque tinham um respaldo internacional. Eu daria como exemplo o Vietnã, mesmo a China, e, um pouco diferente, Cuba.

Esse braço de ferro se rompeu quando o governo Reagan resolveu implantar a política de “guerra nas estrelas”, com um investimento de 1,5 trilhão de dólares, para obrigar o seu oponente, a União Soviética, a realizar investimento correspondente nessa área, para não perder a posição de equilíbrio industrial-militar da ocasião.

É verdade: a União Soviética não conseguiu acompanhar. Houve uma deterioração, inclusive da indústria de bens de consumo. Houve desvios gritantes, até catástrofe econômica. Por exemplo, os planos econômicos levados às empresas eram mistificados, eram fraudados.

Esse quadro fez com que Gorbachev assumisse o poder e fosse implantada a política da perestroika no plano econômico. Lembre-se que Gorbatchev era do grupo mais à esquerda da Comissão Executiva do PC Soviético.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário