sexta-feira, 6 de julho de 2012

Três tipos de lutas que podem ser desenvolvidas hoje para colocar a luta pelo socialismo em um patamar superior. (A visão clássica e sua real incidência no PT – João Machado) [1].

Creio que podemos falar de três tipos de lutas que podem ser desenvolvidas hoje, ou seja, ainda dentro do capitalismo, e que podem reforçar “implantes socialistas” e colocar a luta pelo socialismo em um patamar superior. O primeiro é o que discuti um pouco, a luta pelo desenvolvimento de formas de economia solidária.

O segundo tipo foi mencionado também por Paul Singer na sua exposição, sem desenvolvê-lo muito. É a luta por mudanças na relação capital–trabalho nas próprias empresas capitalistas, no sentido de ampliar os direitos dos trabalhadores e de questionar o exagero de “direitos” que a propriedade capitalista confere aos capitalistas.

Hoje em dia, aliás, os capitalistas estão lutando para aumentar ainda mais esses “direitos” abusivos; é o que ocorre, por exemplo, quando tentam
reduzir a legislação trabalhista, facilitar as demissões, em suma, cortar todos os entraves para o capital poder fazer o que bem entende. Temos de defender medidas que vão exatamente na direção oposta.

O terceiro tipo são lutas para mudar o caráter do Estado, para democratizá-lo e criar cada vez mais formas de participação popular e de controle social sobre seu funcionamento. O Orçamento Participativo é até agora o melhor exemplo de um “implante socialista” desse tipo.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário