quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Brasil é um país que não realizou até hoje a democracia republicana (José Genoíno). [1]

Prefiro trabalhar com a idéia de que há uma luta contínua e que essa luta se dá no plano da conquista política e no plano da hegemonia. O problema da hegemonia não é só na política. Assume também a questão das formas variadas de propriedade, e até das formas diferenciadas de meios de produção.

Se nós compreendemos que estes valores sinalizam para uma luta permanente e que essa luta é sempre por mais direitos; e que essa luta por mais direitos leva a um choque com o capitalismo e ela é anticapitalista, esse conceito de hegemonia na economia é fundamental para que estejamos atentos a estas formas diferenciadas de meios de produção e de propriedade privada.

Esta é a contribuição que eu gostaria de apresentar aqui para deixar bem claro que certas bandeiras são realmente democráticas, num país que não realizou até hoje a democracia republicana, apesar de viver numa república.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário