quarta-feira, 18 de julho de 2012

Muitas vezes somos induzidos a pensar que somente o Estado pode fazer as coisas (Luiz Inácio Lula da Silva). [1]

A União Soviética durou 70 anos e quando se perguntava para alguém, ele dizia: “O socialismo é um processo”. Um processo que durou 70 anos. Cuba, você vai lá e pergunta: mas quando vai melhorar? Eles dizem: “Isso é um processo”. Um processo que está lá há 40 anos! Nós não vamos demorar 40 anos para chegar ao poder.

A minha opinião é que chegaremos antes. Mas o que podemos então fazer de prático? Como ação de governo e como ação de partido? Eu penso que o PT pode fazer infinitamente muito mais do que faz.

Isso seria possível se, primeiro, nos preocupássemos menos com a disputa e o debate internos, e se nos preocupássemos em ter uma prática diferente da que os outros têm.

Segundo, muitas vezes somos induzidos a pensar que somente o Estado pode fazer as coisas e que a sociedade não pode fazer nada.

Eu penso que o PT precisa urgentemente mudar de comportamento, para tentar atender a esta expectativa que a sociedade tem a nosso respeito, que não é apenas eleitoral. Ela é moral, é ética e também é, do ponto de vista social, muito maior do que em relação a qualquer outro partido político.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário