quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quais são os critérios de eficiência compatíveis com uma racionalidade mais ampla, voltada para os objetivos da sociedade como um todo? (A visão clássica e sua real incidência no PT – João Machado) [1].

A hipótese que levanto é que a coisa mais efetiva que pode acontecer, para dar mais força a experiências desse tipo, para que tenham mais chances de sobreviver como formas de organização com caráter socialista, com caráter solidário, para que contribuam para a superação do capitalismo, é a existência de um movimento político-cultural socialista amplo, que lhes sirva de referência, e no qual se integrem.

Tentando tornar um pouco mais clara a idéia: estou pensando em um tipo de movimento que não poderia ser apenas político. Não poderia ser simplesmente uma frente de esquerda, do PT com outros partidos. Teria de ser um movimento com um caráter muito mais ideológico e cultural, que travasse uma disputa nestes termos na sociedade.

Essa disputa teria de ser feita, por exemplo, em torno dos critérios de eficiência econômica. Quais são os critérios de eficiência compatíveis com uma racionalidade mais ampla, voltada para os objetivos da sociedade como um todo? Para que se possa questionar, na prática, o uso de critérios de eficiência de mercado, é preciso construir um movimento que seja uma referência tão forte que torne o fato de ser bem-sucedido do ponto de vista desse movimento mais compensador, para muita gente, do que, por exemplo, ter uma renda mais alta.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário