sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os meios de comunicação e a propriedade intelectual (Fernando Haddad). [1]

Uma questão que é imprescindível na direção da construção de uma sociedade socialista é a da propriedade dos meios de comunicação e das formas de gestão desta propriedade. É impossível se pensar em socialismo hoje sem democratizar os meios de comunicação.

Outra questão fundamental, que ganhou importância no pós-guerra, é a questão da propriedade intelectual. Hoje, boa parte dos lucros não advém da propriedade dos meios de produção, mas da propriedade privada das patentes, da propriedade privada da gestão do desenvolvimento científico e tecnológico.

Há empresas que têm lucros extraordinários sem possuir uma única máquina, só possuindo uma marca, um logotipo qualquer e subcontratando, se valendo de um processo de terceirização internacional e subcontratando no mundo inteiro.

Fazem isso detendo o controle de uma marca e expropriando os trabalhadores por meio deste expediente.



[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

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