terça-feira, 10 de julho de 2012

É ter poder para modificar as instituições e levar adiante uma política socialista inovadora (Max Altman). [1]

Nós temos que lamentar, mesmo que critiquemos a fundo a política desenvolvida há dezenas de anos pela União Soviética e critiquemos o centralismo exacerbado no plano econômico, que o rompimento do equilíbrio geopolítico tenha trazido um prejuízo imenso à humanidade.

O socialismo havia levado as conquistas dos trabalhadores a posições nunca antes alcançadas. O rompimento desse equilíbrio leva a que o capitalismo seja não só hegemônico, mas que esteja ditando todas as regras. O que torna difícil, muito mais difícil, hoje, qualquer país pretender alterações de cunho socialista.

Então, digo que socialismo e as transformações econômicas socialistas num país requerem, exigem, poder. E não adianta conquistar só o governo. Para as alterações socialistas é necessário um equilíbrio de forças que permita avançar neste terreno.

Não basta eleger presidente, governadores, para estas transformações socialistas. Governo não basta. É preciso poder. E o poder se conquista. É ter poder para modificar as instituições e levar adiante uma política socialista inovadora. É preciso esclarecer bem isso.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário