quinta-feira, 19 de julho de 2012

Discutir a questão do socialismo como conjunto de valores, como democratização da economia, do mercado, da propriedade (José Genoíno). [1]

Quais as formas que essa democratização da renda, do capital, da terra, da riqueza, assumirá? É interessante a exposição de Paul Singer: a luta por certos valores é uma luta que se equilibra num processo de construção que não tem um fim, que não tem um modelo perfeito de sociedade.

Quando discutimos a questão do socialismo nesse patamar, como conjunto de valores, como democratização da economia, do mercado, da propriedade, eu acho interessante.

Mas nós compreendemos – e isso é necessário até porque estamos aqui diante de um público acadêmico – que o marxismo se realiza na prática, ouve uma experiência prática de socialismo e essa experiência apresentava o socialismo como um meio de transição para uma sociedade de abundância e de seres perfeitos.

Essa questão nós temos que discutir, porque ela é o nó que amarra a questão do planejamento centralizado, feito por um Estado e por um partido. Porque foi essa a experiência realizada e, inclusive, escrita por Marx e Engels, mas também com toda a clareza por Lenin.


[1] Paul Singer e João Machado, Série Socialismo em discussão, ECONOMIA SOCIALISTA, EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1a edição: junho de 2000, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário